top of page
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS DO ÁLBUM
Gerônimo Santana

Gerônimo Santana Duarte, nascido em 26 de junho de 1953 na Ilha de Bom Jesus dos Passos, Salvador, é uma figura central na música baiana, destacando-se como cantor, compositor, músico, maestro e bailarino afro. Com mais de 20 discos gravados, suas composições, como "É D’Oxum," "Eu Sou Negão," e "Acorda Cidade (Já é Carnaval, Cidade)," se tornaram verdadeiros hinos da música baiana.

Reconhecido por seu pioneirismo na Axé Music, Gerônimo também é celebrado por seu trabalho autoral e pela inovação musical que influenciou profundamente a cultura baiana nas últimas décadas. Seu talento foi recentemente reconhecido com o Prêmio Braskem de Teatro pelas composições musicais desenvolvidas para o espetáculo "De Um Tudo."

Gerônimo cresceu tocando na Orquestra Filarmônica da Ilha e, no final dos anos 60, já se apresentava nos palcos de Salvador. Foi percussionista do Trio Elétrico Dodô e Osmar e colaborou com Luiz Caldas. Sua profunda identificação com a cultura negra se reflete em seu uso do ritmo ijexá como base para suas composições.

Além de "É D’Oxum," que ganhou uma versão icônica de Gal Costa e foi incluída na trilha sonora da minissérie "Tenda dos Milagres" da Rede Globo, outras de suas músicas, como "Agradecer e Abraçar," também foram regravadas por artistas renomados como Maria Bethânia, Beth Carvalho e MPB-4.

Em comemoração aos seus 70 anos, Gerônimo foi homenageado com uma edição especial do "Samba da Minha Terra," destacando suas influências rítmicas e sua habilidade em transitar entre o samba, ijexá, axé e batuques caribenhos, como o reggae. Sua contribuição para a música baiana é inestimável, fazendo de Gerônimo Santana um dos mais respeitados artistas da Bahia.

OUTROS ARTISTAS QUE PARTICIPAM DO ÁLBUM
Geronimo-Santana-2_edited.jpg

VISITE AS REDES SOCIAIS DE
GERÔNIMO SANTANA

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

CANTADOR DE MOÇAMBIQUE Isso que me entristece (Fala Manso) / Besouro Preto (J. Velloso)


ZOLINHA DE SANTO AMARO -  Vida Chula (J. Velloso e Gustavo Caribé) 

JUSSARA SILVEIRA -  Cadê Jão? (Gustavo Caribé, J. Velloso e Mirella Medeiros)


ILLY Marafo Bom (Gustavo Caribé, J. Velloso e Mirella Medeiros)

 

MONILSON MONY Nego Fugido (Gustavo Caribé, J. Velloso e Mirella Medeiros)
 

bottom of page