top of page
J. VELLOSO E RECÔNCAVO EXPERIMENTAL
ÁLBUM

O Recôncavo da Bahia é uma região pulsante de cores, sabores e sons, onde a cultura popular se entrelaça com a contemporaneidade de forma única. É nesse cenário rico e diverso que nasce o projeto musical "J. Velloso e Recôncavo Experimental", uma fusão inovadora que promete cativar e surpreender os ouvintes de música brasileira.

Idealizado durante o período de quarentena provocado pela pandemia de COVID-19, esse projeto é resultado da colaboração entre o compositor e produtor musical J. Velloso, o idealizador do coletivo "Recôncavo Experimental", Gustavo Caribé, e a produtora e diretora artística Mirella Medeiros, formada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Essa união deu origem a um trabalho que vai além de um álbum, sendo uma verdadeira celebração da cultura e identidade do Recôncavo da Bahia, unindo diversas abordagens do samba-chula e das expressões culturais do Recôncavo da Bahia, criando uma fusão única de ritmos e formas de expressão e destacando sua influência nas manifestações musicais contemporâneas, com o objetivo de difundir e, por consequência, preservar a cultura dessa região que sempre desempenhou um papel fundamental na formação da identidade brasileira.

A capa do disco, que apresenta a manifestação cultural "Careta de Acupe”, assim como toda a identidade visual do projeto, foi desenvolvida por Mirella Medeiros, Bacharela em Cultura, Artes e Tecnologias Aplicadas pela Universidade Federal do Recôncavo. A estética, que mescla elementos da cultura underground com borrões de tinta em cores vibrantes sob fotos em preto e branco, simboliza a fusão entre o tradicional e o contemporâneo.

O álbum "J. Velloso e Recôncavo Experimental" estará disponível em todas as plataformas digitais a partir de 25 de abril, e é uma jornada musical que retrata a rica história e diversidade cultural do Recôncavo da Bahia. Com 13 faixas em uma sequência cuidadosamente planejada, o álbum mergulha o ouvinte nas raízes culturais e expressões dinâmicas da região. Desde a capoeira até o reggae, passando pelo samba-chula, pagode e rock, explorando temas como escravidão, religião, tradições locais e manifestações culturais como o Maculelê, Nego Fugido, e a Chegança, também conhecida com Marujada. As letras são carregadas de imagens da região, abordando tanto suas riquezas e suas dificuldades quanto os reflexos da escravidão nos dias atuais, fazendo com que o disco seja uma experiência enriquecedora com uma narrativa envolvente que convida ao ouvinte a explorar um universo sonoro e emocional único, repleto de significados e experiências enriquecedoras.

O álbum conta com participações de artistas como Gerônimo Santana, Jussara Silveira, e Illy, além de personalidades como; Zolinha de Santo Amaro, o sambista e zelador da Casa do Samba, em Santo Amaro; Monilson Mony, doutor em Artes Cênicas e representante do Nego Fugido; e o Cantador de Moçambique, jovem capoeirista que viralizou cantando há anos atrás. Essa diversidade de vozes enriquece ainda mais a proposta do projeto, que busca preservar e promover a cultura popular, envolvendo novas gerações e fortalecendo a identidade regional.

 

"J. Velloso e Recôncavo Experimental" é uma experiência que transcende fronteiras, reinventa tradições e fortalece a identidade cultural de uma região rica em história e cultura. O projeto é uma celebração vibrante da cultura popular e contemporânea, mergulhando nas raízes culturais do Recôncavo da Bahia e destacando sua influência nas expressões musicais atuais.

FICHA TÉCNICA GERAL DO ÁLBUM:

J. Velloso e Gustavo Caribé: Vozes Principais

Participações especiais: Cantador de Moçambique (01), Zolinha de Santo Amaro (04), Jussara Silveira (07), Illy (08), Monilson Mony (09) e Gerônimo Santana (12)
Gustavo Caribé: Baixo (todas, excerto a 12)

Guitarras: Raimundo Nova (01, 02, 04,05, 06, 09, 10, 13), Gustavo Caribé (02), Marcelo Santolis (03), João Mendes (04, 05, 06, 013), Leo Mendes (07) , Júlio Caldas (11)

Percussões: Tiago Nunes (03, 04, 05, 06, 07, 13), Jaime Nascimento (01, 02, 05, 11, 13), Pururu (01, 02, 03, 09, 10, 12), Gustavo Caribé (12), Batata (01) e Raysson Lima (08)

Bateria: Tiago Nunes (06)

Violão: Luciano Salvador Bahia (03)

Viola: Paulo Daflin (07)


Produção musical,  gravação, arranjos, mixagem e masterização: Gustavo Caribé
Produção e direção artística: J. Velloso e Mirella Medeiros

REPERTÓRIO DO DISCO:

01. Isso que me entristece (Fala Manso) / Besouro Preto (J. Velloso) - Part. Cantador de Moçambique

02. Recôncavo Chegando (Gustavo Caribé) 
03. Sou Maculelê (Gustavo Caribé, J. Velloso e Mirella Medeiros) 
04. Vida Chula (J. Velloso e Gustavo Caribé) - Part. Zolinha de Santo Amaro

05Iê, Saudade (Gustavo Caribé e J. Velloso)
06. Egoísmo ou Amor (Gustavo Caribé, J. Velloso e Mirella Medeiros)
07. Cadê Jão? 
(Gustavo Caribé, J. Velloso e Mirella Medeiros) - Part. Jussara Slveira
08. Marafo Bom (Gustavo Caribé, J. Velloso e Mirella Medeiros) - Part. Illy
09. Nego Fugido
(Gustavo Caribé, J. Velloso e Mirella Medeiros)  - Part. Monilson Mony

10. Na Casa de Jah (Gustavo Caribé, J. Velloso e Mirella Medeiros) 
11.  Barro nos Pés (Gustavo Caribé, J. Velloso e Mirella Medeiros)
12.  Tudo é Mundo
(Gustavo Caribé, J. Velloso e Mirella Medeiros e Gerônimo) - Part. Gerônimo Santana
13.  Santo Antônio 2.0 (J. Velloso) 

regua-Gregorios-horizontal (1)_edited.png
bottom of page